quinta-feira, 30 de outubro de 2008

tres tipos de cunsumidores

A segmentação no mercado de telefonia celular vai muito além da separação entre consumidores de serviços pré e pós-pago. Estudo realizado pelo Ericsson Consumer Lab, apresentado hoje na 10ª Futurecom, em São Paulo, dividiu os usuários de serviços de comunicação de 11 países, incluindo o Brasil, por características predominantes e estilos de vida, com o objetivo de que as empresas ligadas ao setor entendam seu público alvo e desenvolvam soluções adequadas às necessidades de consumo deles.
Segundo Jesper Rhode, vice-presidente de multimídia da Ericsson, são três os segmentos mais fortes no Brasil, onde foram entrevistadas 1.200 pessoas. Um deles é o chamado “mainstream youth”, caracterizado por usuários entre 15 e 24 anos, solteiros e que ainda moram com os pais. A maioria deste grupo é formada por mulheres e por estudantes que já ingressaram no mercado de trabalho. Estes jovens têm vontade de consumir, mas são racionais com suas aquisições.
O outro grupo é o “experiencers”, composto por pessoas entre 25 e 55 anos, com proporção balanceada entre homens e mulheres. Normalmente casados, com filhos e com renda de grau médio, os integrantes deste perfil têm como característica o fascínio por novas tecnologias por seu estilo e valor.
Já o terceiro grupo que se destaca no mercado brasileiro são os dos “in touch organizers”, com público de faixa etária entre 30 e 64 anos, casados e com filhos, sendo as mulheres a maioria. Este perfil possui alto grau de escolaridade e renda. As pessoas que fazem parte dele vêem a tecnologia como um meio para alcançar algo.

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